Açoriano Oriental
Festas do Santo Cristo celebram-se pela segunda vez na televisão

As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em São Miguel, são celebradas pelo segundo ano através de uma transmissão televisiva.


Autor: Lusa/AO Online

As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres voltam a ser celebradas através de uma transmissão televisiva.

Até quinta-feira, será transmitida, às 1h00, uma missa que será acompanhada “por um pequeno coro, de quatro elementos, no máximo”, explica à Lusa o cónego Adriano Borges, reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Essas celebrações serão feitas com a colaboração do Conservatório Regional de Ponta Delgada, o Coral de São José e alguns músicos locais, e nela estará presente apenas a comunidade religiosa.

Os fiéis podem visitar a imagem, que estará no Santuário, até sexta-feira às 18h00, altura em que a igreja fecha ao público, voltando a reabrir na segunda-feira.

“No sábado, para marcar a hora da procissão da mudança da imagem, vamos fazer uma celebração da palavra, a partir do coro baixo, de cerca de meia hora”, que será transmitida na RTP Açores.

Para aquele que seria o dia da grande procissão, o domingo, a partir das 09h30 é transmitida na RTP Açores, RTP 1 e RTP Internacional a celebração da eucaristia, “de modo a chegar também aos emigrantes” açorianos.

Deixando um “apelo maior a que as pessoas não se aglomerem naqueles dias junto ao Santuário”, Adriano Borges convida os fiéis a viverem estes dias “de uma forma diferente”, fazendo “uma romaria interior, uma peregrinação interior”.

E concretiza, explicando que cada um deve fazer “uma peregrinação à sua própria vida, à sua própria espiritualidade” e podem até unir-se “uns com os outros, para rezarem em pequenos núcleos familiares, dentro das suas próprias casas”.

“Esta é a forma que nos é pedida este ano de vivermos a Festa do Senhor Santo Cristo, de uma forma mais íntima, mais espiritual e com certeza e esperança de que, para o ano, tudo seja diferente e a gente já consiga estar todos juntos, dando graças a Deus por termos ultrapassado esta grande tempestade que se abalou sobre a humanidade”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.