Autor: AO Online/ Lusa
"Estamos aqui hoje perante uma nova maioria parlamentar que, acima das suas diferenças e ideologias, olhou para os desafios que enfrentamos e pretende servir os Açores e os açorianos", sustentou a deputada centrista.
Catarina Cabeceiras falava no parlamento regional, no encerramento de três dias de debate do Programa do novo Governo dos Açores, composto por PSD, CDS e PPM e viabilizado parlamentarmente por Chega e Iniciativa Liberal.
Para a deputada do CDS nos Açores, o executivo - formado por PSD, centristas e PPM - terá sempre como foco a "justiça social"
"Os Açores são o nosso desígnio e os açorianos serão sempre o nosso propósito", disse também, antes de elogiar o novo Governo dos Açores pela capacidade de diálogo, ainda por mais no atual contexto de pandemia de covid-19.
"Esta é uma maioria forjada na coragem de assumir a governação na maior crise da nossa geração", concretizou.
O PS perdeu em outubro, nas legislativas regionais, a maioria absoluta que detinha nos Açores há 20 anos, elegendo 25 deputados.
PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representam 26 deputados, assinaram um acordo de governação. A coligação assinou ainda um acordo de incidência parlamentar com o Chega e o PSD um acordo de incidência parlamentar com o Iniciativa Liberal (IL), somando assim o número suficiente de deputados para atingir uma maioria absoluta (29).
O Programa do Governo Regional está a ser discutido desde quarta-feira no parlamento açoriano, na Horta, e é votado ainda hoje.