Açores/Eleições

Estar ao lado das pessoas é a matriz do PS

O presidente do PS/Açores e cabeça de lista pelo círculo de São Miguel às eleições regionais de dia 16, Vasco Cordeiro, afirmou que a matriz do partido é "estar ao lado das pessoas".


 

“Neste momento de campanha eleitoral, tantos agora se chegam à frente e no fundo dizem aquilo que desmente a sua prática ao longo dos últimos quatro anos. É importante que se diga que tudo isto fizemos, não porque a isso tivéssemos sido obrigados por outros partidos, não que para aí tivéssemos sido empurrados por outros partidos, tudo isso fizemos porque estar ao lado das pessoas é a matriz do Partido Socialista, são os valores, são a estratégia e as convicções do Partido Socialista”, afirmou Vasco Cordeiro.

O candidato discursava num jantar comício em Vila do Franca, na ilha de São Miguel, onde começou por destacar que o percurso na atual legislatura, que agora termina, foi “particularmente exigente e desafiante”, não apenas para o Governo dos Açores, de que é presidente, mas particularmente “duro para as famílias e empresas” do arquipélago.

“E da parte do PS, da parte do Governo Regional do PS, nós estivemos onde tínhamos que estar, estivemos ao lado das famílias e das empresas dos Açores”, declarou, considerando que os últimos quatro anos foram exigentes, sobretudo devido a um Governo nacional, do PSD e CDS, que “descarregava austeridade em cima de austeridade” sobre famílias, reformados e daqueles que necessitavam de maior apoio.

Insistindo que o PS esteve “ao lado de quem devia estar”, o cabeça de lista destacou que quando o Governo nacional, do PSD e CDS-PP, com o apoio das estruturas regionais destes partidos, cortou no rendimento dos funcionários públicos, nos apoios sociais ou aumentou os impostos foi o Governo Regional do PS que “se ergueu com a força da autonomia” colmatou estas situações, aumentando por exemplo os apoios e baixando impostos.

Sobre o setor agrícola, área a que hoje o PS dedicou o dia de campanha, Vasco Cordeiro anunciou que os objetivos do partido são a melhoria do rendimento dos agricultores, o reforço da competitividade de toda esta fileira, e a promoção da sustentabilidade económica, social e ambiental deste que “é um dos grandes pilares” da economia regional.

Para os concretizar, o cabeça de lista apontou a redução dos custos da exploração, a melhoria das acessibilidades nos caminhos, do abastecimento de água e da energia elétrica.

“Temos condições para na próxima legislatura estender a mais cerca de 100 explorações agrícolas a energia elétrica”, exemplificou Vasco Cordeiro, adiantando, ainda, neste campo, a promoção da sanidade animal, o reforço do potencial exportador ou o apoio à diferenciação de produtos, são outras das apostas do partido neste setor.

Para as regionais de dia 16 estão inscritos 228.160 eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

 

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP