Açoriano Oriental
Escolas dos Açores com projeto de ensino bilingue

As escolas dos Açores vão iniciar no próximo ano letivo um projeto do ensino bilingue da responsabilidade da Secretaria da Educação e dos Assuntos Culturais.

Escolas dos Açores com projeto de ensino bilingue

Autor: Lusa/AO Online

Sofia Ribeiro, secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, citada em nota de imprensa do Governo dos Açores, refere que, durante o ano letivo 2022/2023, “uma equipa de docentes e técnicos vai desenhar um programa de ensino bilingue de português e inglês”, para ser implementado “de forma faseada, desde o 1.º ano de escolaridade”.

O projeto inclui ainda a “formação dos professores interessados”, para fazer a implementação do programa a partir do ano 2023/2024.

Sofia Ribeiro explicou que o projeto se vai iniciar nas disciplinas “que impliquem mais movimento”, como as de expressão plástica, motora, dramática e musical.

Depois, “gradualmente, à medida que os alunos vão avançando no seu ciclo de ensino”, o ensino bilingue será introduzido “com maior grau de exigência nas outras disciplinas”.

Para a titular da pasta da Educação, “vários estudos demonstraram que o ensino bilingue é uma das formas mais eficazes de aprender uma língua estrangeira, além de proporcionar melhorias na comunicação e na concentração dos alunos”.

Este projeto já estava a ser implementado pelo Ministério da Educação há vários anos e “os Açores não tinham qualquer escola a aderir”, segundo a governante, que salvaguarda fazer “todo o sentido ter-se um desenho próprio, até de acordo com as especificidades dos Açores, respeitando a autonomia das unidades orgânicas”.

“Num mundo cada vez mais global, garantir a proficiência do ensino de uma língua estrangeira é cada vez mais uma obrigação, quando se está a gerir um sistema educativo. A mobilidade é cada vez mais facilitada, os nossos alunos são atirados para um mercado de trabalho que é cada vez mais global e, portanto, faz todo o sentido potenciarmos o início da aprendizagem de uma língua estrangeira nas idades mais precoces”, concluiu.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados