Empresas escocesas registam subidas na bolsa de Londres

As empresas escocesas cotadas na bolsa de Londres assim como a libra esterlina registaram uma subida de cotações depois de confirmada a vitória do 'não' no referendo sobre a independência da Escócia.


 

Após a abertura da bolsa, os principais bancos com interesses na Escócia e agências de seguros registaram importantes subidas quando os investidores receberam a notícia de que o resultado do referendo indicava que a Escócia vai continuar integrada no Reino Unido.

A moeda britânica, assim como algumas empresas escocesas tinham rejeitado perdas durante a semana passada, após a divulgação de uma sondagem que previa a vitória do 'sim.

Alguns bancos tinham mesmo anunciado planos de contingência que incluíam a instalação de sedes na Escócia em caso de se verificar o apoio dos escoceses à independência.

A contagem das 32 circunscrições escoceses indica a vitória do 'não' no referendo para a independência com 55,3 por cento dos votos, enquanto o 'sim' obteve 44,7 por cento, de acordo com dados oficiais.

A participação no referendo que decorreu na quinta-feira atingiu um número recorde de 85,6 por cento em eleições no país.

PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal