Açoriano Oriental
Emigrantes são “determinantes” na projeção dos Açores

Consideração é do autarca da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, que esteve nos EUA no 30.º encontro dos Amigos de Rabo de Peixe


Autor: Carolina Moreira

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, considera que as comunidades de emigrantes açorianas são “determinantes” na projeção da sua terra natal “além fronteiras”.

O autarca que marcou presença, no passado dia 16 de março, no 30.º encontro dos Amigos de Rabo de Peixe que decorreu em Swansea, no estado de Massachusetts dos Estados Unidos da América (EUA), destacou a importância do evento e da comunidade açoriana local.

“Passados 30 anos, esta organização continua a manter viva a Açorianidade. É um sentimento de pertença à sua terra natal difícil de igualar que testemunho neste encontro. Mas é também uma oportunidade para projetarmos a nossa terra além-fronteiras. Faço-vos um convite, visitem a vossa terra natal e passem a palavra aos vossos conhecidos. Serão recebidos de braços abertos”, disse Alexandre Gaudêncio na ocasião.

Segundo o comunicado, durante a cerimónia foram homenageadas algumas personalidades, como o rapper Sandro G, Manuel Estrela e o padre Nuno Sousa, atual pároco na vila de Rabo de Peixe.

De referir que a organização do evento esteve a cargo da Associação dos Amigos de Rabo de Peixe dos Estados Unidos da América, cujo presidente cessante é José Hermano Andrade, tendo contado com a presença de cerca de 500 pessoas. 


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.