Açoriano Oriental
Emenda legislativa que proíbe dissolução de seitas gera polémica
 Uma emenda legislativa que impede a dissolução de seitas, introduzida na câmara francesa dos deputados em Maio, está gerar forte polémica em França, numa altura em que alguns tribunais pretendem desmantelar a Igreja de Cientologia.
 Emenda legislativa que proíbe dissolução de seitas gera polémica

Autor: Lusa/AO Online

A ministra francesa da Justiça, Michèle Alliot-Marir, afirmou que a emenda será corrigida para voltar a permitir aos juízes a dissolução de seitas condenadas por fraude.

No entanto, vários deputados mostraram o seu descontentamento porque essa alteração da lei não se poderá aplicar à Igreja de Cientologia, tendo Paris pedido a 15 de Junho a sua dissolução no âmbito do processo judicial por fraude que está a decorrer contra si.

A alteração legal foi introduzida a 12 de Maio, pelo que a sua reforma não poderá ser aplicada com carácter retroactivo, não afectando a Igreja da Cientologia nem o processo em curso contra o grupo, cujo veredicto devera sair a 27 de Outubro.

Assim, o máximo que pode acontecer é que a seita seja proibida de exercer mas não será possível dissolver as suas estruturas em França.

Os legisladores de esquerda questionam como foi possível introduzir uma emenda que proíbe a dissolução de seitas e chegam a sugerir que há membros da Cientologia infiltrados no Ministério da Justiça.

Os socialistas emitiram um comunicado em que recordam que o presidente francês, Nicholas Sarkozy, reuniu em 2004 com o actor norte-americano Tom Cruise, conhecido membro da Cientologia, interrogando agora quais "as reais intenções" do governo para lutar contra este tipo de seitas.

Por isso, os socialistas pedem uma investigação para determinar a forma como a emenda foi aprovada.

A ministra francesa da Justiça negou ter havido pressões e sublinhou que se tratou de um "erro material" que será "corrigido assim que seja possível".

A Cientologia, considerada como uma religião nos Estados Unidos, é vista como uma seita em França. Seguida por 12 milhões de pessoas e 45 mil em França, a cientologia baseia-se numa ciência que permite alcançar a felicidade através da purificação de elementos mentais negativos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.