Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

EBS da Povoação em nova mobilidade no âmbito do projecto iCulture do programa Erasmus+


1

Entre os dias 28 de Novembro e 2 de Dezembro, os alunos Maria Ormonde (10.º A), Miguel Ferreira (11.º B) e Rodrigo Mendonça (10.º A), acompanhados pelas professoras Carla Moreira e Mónica Avelar, representaram a EBS da Povoação na mobilidade à Ilha da Reunião (França), a propósito das Learning and Training Activities do projecto iCulture (programa Erasmus+).

A Ilha da Reunião é um departamento ultramarino francês, localizado no Oceano Índico. Tem uma população de cerca de 900 mil habitantes e a capital é Saint Denis.

Durante os cinco dias da mobilidade, os alunos das escolas dos cinco países parceiros do projecto (França, Itália, Noruega, Polónia e Portugal) participaram nas actividades organizadas pela escola anfitriã, o Lycée Antoine Roussin, na cidade de Saint-Louis.
A manhã do primeiro dia destinou-se ao conhecimento dos participantes, da escola e da cidade. De tarde, os alunos apresentaram os trabalhos solicitados na fase de pré-mobilidade (ícone[s] do teatro nacional e uma canção culturalmente significativa para o país). Os alunos portugueses demonstraram a importância de Gil Vicente e de Almeida Garrett na história do teatro português e seleccionaram a música 'Uma casa portuguesa', interpretada por Amália Rodrigues, para representar a música portuguesa, legendando em inglês a canção e dando conta da sua mensagem, que destaca a generosidade e a hospitalidade do povo português.
No segundo dia, realizou-se um trilho na cratera do vulcão Piton de La Fournaise. Situado a 2632m de altitude, o Piton de La Fournaise é um dos mais activos e mais vigiados vulcões do mundo, tendo a mais recente erupção iniciado a 7 de Dezembro de 2020. Após o trilho, os participantes visitaram o museu La Cité du Volcan.
Na quarta-feira, 30 de Novembro, realizou-se um workshop de teatro, destinado a alunos. Orientados pela professora Delphine Rimek, os alunos prepararam uma encenação para o dia seguinte. Na tarde do mesmo dia, os participantes deslocaram-se a Saint Pierre, a segunda maior cidade da ilha, para nadar e fazer snorkeling.

A manhã do dia seguinte foi dedicada ao workshop de teatro: os alunos ensaiaram, representaram e filmaram a peça preparada no dia anterior. Depois do almoço, sob a orientação do professor Vincent Bois, editaram as filmagens realizadas de manhã, utilizando o software VSDC free video editor.

A manhã do último dia foi passada no parque Makes Aventures, onde os participantes puderam realizar diversos percursos de arborismo. De tarde, antes das despedidas, foram divulgados os vídeos obtidos após a edição realizada no dia anterior.

Em Abril de 2023, a EBS da Povoação será a anfitriã da próxima mobilidade deste projecto.

 

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Gaudêncio vai candidatar-se à liderança dos municípios açorianos
Escolha do presidente da CMRG, que já assume as funções de presidente interino da AMRAA, colhe um largo consenso entre autarcas
 
Investigada suspeita de violação de menor no Faial
A Polícia Judiciária está a investigar uma possível violação de uma menor por três indivíduos, na ilha do Faial. As diligências iniciaram-se após a menor de 16 anos ter apresentado queixa em São Jorge, a ilha de onde é natural e reside.
 
Arrastou mulher pelos cabelos e foi condenado por violência doméstica
Relação reverteu decisão do Tribunal de Ponta Delgada, que considerou que não existia base para a condenação por este tipo de crime
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados