Açoriano Oriental
Durão Barroso quer "roteiro" para "sair do impasse" dentro de uma semana
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse hoje em Bruxelas que a UE precisa de ter, "no final da próxima semana", um "roteiro" que permita superar o impasse criado pela rejeição do Tratado de Lisboa no referendo irlandês.
Durão Barroso quer "roteiro" para "sair do impasse" dentro de uma semana

Autor: Lusa/AO Online
  Durão Barroso falava perante o Parlamento Europeu, num debate sobre os assuntos na agenda da Cimeira de chefes de Estado e de Governo, que terá lugar em 11 e 12 de Dezembro em Bruxelas e que será dominada pela crise económica e financeira, o pacote energético e de combate às alterações climáticas, e o Tratado de Lisboa.

    Apontando que há quem possa argumentar que "na situação actual é uma distracção discutir o Tratado de Lisboa", o presidente do executivo comunitário defendeu que esses "estão errados", pois dotar a UE de ferramentas que lhe permitam ser mais eficiente e democrática "não é uma distracção, mas sim um imperativo".

    Durão Barroso sustentou que "a UE demonstrou grande maturidade" na forma como respondeu à vitória do "não" no referendo na Irlanda, respeitando o resultado da consulta e dando a Dublin tempo para "digerir e analisar" o sucedido e trabalhar numa solução.

    O presidente da Comissão lembrou que o processo de ratificação prosseguiu e, num momento em que 25 parlamentos nacionais já ratificaram o Tratado, afirmou que a Cimeira da próxima semana deve ter como objectivo definir uma forma "credível" que permita à Irlanda também ratificar o documento,

    "No final da próxima semana necessitamos de ter um "roteiro" que nos faça sair do impasse", disse.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados