Açoriano Oriental
Irlanda do Norte
Dissidentes do IRA ameaçam matar mais polícias
Um grupo dissidente do Exército republicano irlandês (IRA) responsável pelo atentado mais mortífero na Irlanda do Norte ameaçou terça-feira matar mais polícias numa tentativa de prejudicar o recrutamento católico para as forças de segurança da província.

Autor: Lusa / AO online
Um porta-voz encapuzado do grupo dissidente IRA Verdadeiro, entregou um vídeo à Televisão do Ulster num local não revelado do Condado Tyrone, de acordo com aquela estação.

"Vamos continuar a atacar as forças da coroa (britânica) no tempo e local que escolhermos", disse o homem à televisão lendo um comunicado.

O vídeo, passado segunda-feira, mostra dois homens mascarados disparando uma pistola de assalto e um revólver.

Foi o primeiro exercício de propaganda público lançado pelo IRA Verdadeiro que foi fundado em 1997 em oposição ao cessar-fogo do IRA desse ano. Em 1998, um carro armadilhado pelo IRA Verdadeiro na localidade de Omagh matou 29 pessoas, na maioria mulheres e crianças - o atentado mais mortífero durante décadas de derramamento de sangue no território britânico.

    O IRA Verdadeiro matou e feriu dois agentes da polícia que estavam de folga a 08 e 12 de Novembro. Ambos os homens foram alvejados quando estavam no interior das suas viaturas: um tinha acabado de deixar o filho na escola, enquanto o outro tinha deixado a sua esquadra para ir para casa.

    O aumento da actividade do IRA Verdadeiro surge num ano de progressos dramáticos na Irlanda do Norte. O Sinn Fein, a ala política do IRA que representa a maior parte da minoria católica aceitou a autoridade da polícia - uma reviravolta histórica que levou os lideres protestantes a quatro meses depois partilharem a administração com o Sinn Fein. A até então improvável coligação tem estado a trabalhar com regularidade.

O domínio protestante no governo da Irlanda do Norte e na força da polícia originou um movimento de direitos cívicos católico e a influência de um novo IRA em finais da década de 60. O acordo de paz de Sexta-Feira Santa sob a égide dos Estados Unidos em 1998 propôs dezenas de objectivos para promover uma nova Irlanda do Norte baseada na partilha do poder e na cooperação.

Os objectivos mais complexos do pacto - reformar a força de polícia maioritariamente protestante numa nova organização que goze pela primeira vez do apoio católico, está mais adiantada do que o previsto.

No recrutamento destas forças exige-se que mais de metade dos candidatos sejam católicos, uma política que triplicou a representação dos católicos nas fileiras das forças de segurança de oito por cento em 2001 para 23 por cento actualmente. O objectivo é ter 30 por cento de polícias católicos em 2011.

A maioria dos membros do IRA entregou as armas e renunciou à violência em 2005 mas varios grupos dissidentes permanecem empenhados na insurreição.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados