Açoriano Oriental
Direcção- Geral da Saúde quer código de boas práticas contra ementas pouco saudáveis
O responsável pela Plataforma contra a Obesidade defende que as empresas que organizam festas para crianças devem adoptar um código de boas práticas que evite a promoção de alimentos ricos em sabor e pobres em qualidade.

Autor: Lusa/Ao online
João Breda manifestou-se preocupado com a existência cada vez maior de empresas que organizam festas para crianças que incluem lanches altamente calóricos e garante que a Direcção-Geral da Saúde (DGS), organismo a que pertence, está atenta ao fenómeno.

    Para o responsável pela Plataforma contra a Obesidade, que entre os vários objectivos visa reduzir a obesidade nas crianças e nos jovens nos próximos quatro anos, as festas infantis são um óptimo pretexto para a promoção de alimentos saudáveis.

    “Da mesma forma que as crianças se divertem a comer alimentos pouco saudáveis, também irão estar satisfeitas se praticarem uma alimentação saudável, usufruindo da cultura de grupo que é muito motivante e não deve ser desperdiçada com maus hábitos”, explicou.

    Segundo João Breda, as crianças aprendem “por contágio” a comer alimentos mais saudáveis.

    Este responsável da DGS considera que não há justificação para as ementas não serem compostas por alimentos saudáveis e critica as empresas se estiverem a fazê-lo para obter mais lucros.

    Para evitar estes “abusos”, defende a adopção de um código de boas práticas e alerta os pais para estarem atentos à composição das ementas nas festas com que pretendem alegrar os filhos.

    João Breda alerta para a existência de um terço de crianças portuguesas com peso a mais e questiona: “Nessas festas também há crianças com peso a mais. Que preocupações têm as empresas com estes jovens?”.

    Mais de metade da população portuguesa tem excesso de peso e uma em cada três crianças tem sobrepeso. Dez por cento são obesas.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.