Défice nos Açores é culpa da "destruição da SATA" e de Vasco Cordeiro

O PSD/Açores sublinhou que o aumento do défice na região em 2018 "resulta da destruição da SATA levada a cabo pelo presidente do Governo Regional", acusando ainda Vasco Cordeiro de "incompetência" na gestão da transportadora.



"Vasco Cordeiro desculpa-se com a SATA para justificar o descalabro das contas públicas, mas esquece-se de dizer que é o principal responsável pela grave situação em que a companhia aérea regional se encontra", sustenta o PSD/Açores, em nota enviada à imprensa em nome da Comissão Política Regional do partido.

Os sociais-democratas defendem ainda que o "facto de o défice público da região ter mais que duplicado em 2018" resulta "da destruição da SATA levada a cabo pelo presidente do Governo Regional", e "se não fosse a incompetência de Vasco Cordeiro, que fez a SATA perder 200 milhões de euros em dez anos, a companhia aérea regional não estaria na grave situação em que se encontra".

Os açorianos, prossegue o partido liderado por Alexandre Gaudêncio, "já estão a pagar a fatura da incompetência" do chefe do executivo açoriano, "ao serem obrigados a injetar dezenas de milhões de euros dos seus impostos para tapar o buraco que a governação socialista criou" na transportadora aérea da região.

Na quarta-feira, o presidente do Governo dos Açores tinha pedido "tranquilidade" ao PSD/Açores na análise às contas macroeconómicas da região, lembrando que a criação de riqueza é, no arquipélago, superior à média nacional, da União Europeia e da zona euro.

"É pena que esse partido [PSD] enverede por uma crítica que denota algum desprezo e até alguma arrogância na apreciação de um crescimento económico de 2,3% em termos reais, e que antes de fazer essa crítica não tenha tido o cuidado de estudar o que se passa a nível europeu e até nacional", declarou o presidente do executivo socialista, Vasco Cordeiro, aos jornalistas, à margem da visita estatutária do executivo à ilha das Flores.

Para o governante, "se houvesse um bocadinho de serenidade e tranquilidade" no PSD, seria entendido que Portugal "cresce, em termos de criação de riqueza, acima da zona euro e da União Europeia (UE), e os Açores crescem acima" da média nacional, da zona euro e da UE.

"O que se estima é que em 2018 a criação de riqueza na UE tenha crescido 1,9%. Na zona euro o que se estima é que a criação de riqueza tenha crescido 1,8%. No nosso país estima-se que no ano passado tenha crescido 2,1%. E nos Açores o que se estima é que a criação de riqueza tenha crescido 2,3%", prosseguiu Vasco Cordeiro.

Sobre o défice da região, o chefe do executivo açoriano diz que "só por má fé não se percebe o que aconteceu em 2018", falando numa "situação clara, pontual", que teve que ver com uma garantia financeira dada à transportadora aérea SATA.

O défice da Administração Regional dos Açores de 2018 agravou-se em 74,1 milhões de euros, para 126 milhões, resultado explicado por uma garantia dada à SATA no valor de 76 milhões de euros, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a primeira notificação de 2018 relativa ao Procedimento por Défices Excessivos, remetida na terça-feira pelo INE ao Eurostat, o aumento do défice na região "é explicado pelo registo como transferência de capital, com impacto na necessidade de financiamento, da concessão de uma garantia e de um aumento de capital do Governo Regional" à SATA no valor de 76 milhões de euros.

No que refere à dívida pública, o aumento nos Açores foi de 1.690,4 milhões de euros para 1.859 milhões.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP