Açoriano Oriental
Crime
Criança de 11 anos morta por GNR durante assalto
A criança de 11 anos morta por um tiro disparado por um militar da GNR, após um assalto a uma vacaria em Santo António do Tojal, Loures, era filho do condutor da carrinha dos assaltantes, disse fonte policial.

Autor: Lusa / AO online
A fonte da GNR adiantou à agência Lusa que, ao chegar à vacaria, após o alerta do dono de que estava a ser vítima de ameaças por parte dos assaltantes, a equipa dos militares da guarda deparou com os alegados assaltantes em fuga numa carrinha Ford Transit, "com os vidros pintados".

    De acordo com a mesma fonte, o condutor, que era acompanhado por outro adulto e pela criança, tentou atropelar um dos militares do posto de Loures que, mais tarde, foi observado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

    Segundo a mesma versão dos factos, os assaltantes terão "sacado de um objecto" pela janela que os militares julgaram ser uma espingarda, e após o que pensaram ser um tiro, os GNR dispararam contra a carrinha, fazendo "pontaria para os pneus".

    Um dos tiros terá saído desviado, alegadamente "devido aos solavancos" do carro, conforme relatou a fonte, tendo atingido a criança de 11 anos, filho do condutor da carrinha.

    O incidente ocorreu pouco depois das 17:30, depois de um telefonema do proprietário da vacaria de Santo Antão do Tojal, a dizer que tinha surpreendido os assaltantes e estava a ser ameaçado pelos mesmos.

    Fonte policial disse ainda à Lusa que já era "a quarta ou quinta vez" que os mesmos assaltavam a vacaria, para "roubar grades, ferro e até mesmo gado", tendo já anteriormente ameaçado mulheres que ali trabalhavam.

    A fonte revelou ainda que os dois adultos, cujas idades não foram reveladas, tinham cadastro policial.

    A criança foi transportada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde faleceu, depois de várias tentativas de reanimação, segundo uma outra fonte.

    O porta-voz do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Pedro Coelho dos Santos, sem revelar se se tratava do mesmo caso, disse que uma criança de 11 anos deu entrada no Hospital de Santa Maria, baleada no tórax e em paragem cardio-respiratória, tendo falecido algum tempo depois, apesar dos esforços para reanimá-la.

    Fonte policial adiantou à Lusa que os dois detidos vão ser presentes a um juiz de instrução criminal na terça-feira, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coacção.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados