Consequências das mudanças climáticas

Carlos Nobre, climatologista e investigador brasileiro, considerado um dos maiores especialistas no estudo sobre o aquecimento global, disse à Lusa que o aumento da temperatura no planeta induz eventos meteorológicos extremos que estavam previstos acontecerem só depois de 2030 e o desastre provocado pelas chuvas no sul do país é um exemplo trágico dessa nova realidade.



No caso do Rio Grande do Sul, o climatologista explicou que as tempestades estão a ser causadas por um bloqueio atmosférico provocado pelo encontro de um sistema de baixa pressão do Oceano Pacífico com um sistema de alta pressão que impede a passagem de frentes frias no sul para outras partes do Brasil.

“Esse sistema de alta pressão não deixa a frente fria passar, ela fica estacionada lá no sul do Brasil. Então, isso foi o que aconteceu a semana passada e causou aquele recorde de chuvas (…) Isso já aconteceu inúmeras vezes, é uma variabilidade meteorológica que sempre existiu. O que está acontecendo com o aquecimento global é que o aquecimento global induz esses extremos que estão ficando cada vez mais fortes”, afirmou.

PUB

Premium

Os sindicatos dos professores dos Açores alertam que o ano de 2026 será marcado pela escassez de docentes qualificados, dificuldades na fixação de profissionais e pela urgência na valorização da carreira, admitindo que estas serão as principais reivindicações