Plano e Orçamento para 2008

Conselho de Governo analisa propostas de alteração do PP

O presidente do Governo açoriano, Carlos César, fez depender da reunião do Conselho de Governo a aprovação ou não das propostas de alteração do CDS-PP ao Plano e Orçamento para 2008.


No final de uma reunião, na Horta, com o líder regional do CDS-PP, Artur Lima, o presidente do Governo açoriano adiantou que as propostas dos dirigentes populares têm de ser analisadas com mais cautela, devido à sua "complexidade".

Segundo o chefe do Executivo, só após a reunião desta tarde do Conselho de Governo, que reúne na cidade da Horta, é que será possível saber se as propostas do CDS-PP são ou não exequíveis.

Carlos César elogiou, no entanto, a postura de diálogo manifestada pelos dirigentes populares, que aceitaram o repto lançado pelo Governo no sentido de negociarem eventuais propostas de alteração antes do debate sobre o Plano e Orçamento, que têm início amanhã no Parlamento açoriano.

O chefe do Executivo socialista considerou que a reunião de hoje é um exemplo de "maturidade democrática", que contrasta com a postura do PSD/Açores, que se recusou a reunir com Carlos César.

"O PSD queixa-se muito da falta de oxigénio na sociedade açoriana, mas é como alguém que tivesse falta de ar e quisesse estar todo o dia a fumar", ironizou o presidente do Governo açoriano, sugerindo que o PSD "ou muda de vida ou vai ter um desgosto muito grande nas próximas eleições".

Também Artur Lima criticou os social-democratas, sem nunca se referir, no entanto, ao PSD, ao afirmar que o CDS-PP é um partido da oposição "crítico, às vezes duro, mas também responsável".

"Não podemos acusar o Governo de prepotência e depois quando há esta abertura, não aparecemos", disse Artur Lima, referindo-se às declarações do líder regional do PSD, Costa Neves, que se recusou a reunir com o Governo antes do debate sobre o Plano e Orçamento.

O líder dos populares açorianos escusou-se a revelar, para já, o teor das suas propostas, adiantando apenas que estão relacionadas com áreas como a segurança social, a habitação, os transportes e as estradas.

Artur Lima adiantou ainda que o sentido de voto do seu partido relativamente ao Plano e Orçamento só serão conhecido durante esta semana, no final do debate parlamentar.

Recorde-se que o partido que sustenta o Governo (PS) não necessita de nenhum acordo parlamentar para fazer aprovar o Plano e Orçamento, uma vez que tem maioria absoluta na Assembleia Legislativa dos Açores.
PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP