Açoriano Oriental
Congresso dos Economistas começa hoje em Lisboa
O Congresso dos Economistas, que decorre hoje e sexta-feira em Lisboa, conta já com 1.200 inscritos para ouvirem figuras públicas da economia, como o Nobel norte-americano Edward Prescott ou o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio.

Autor: Lusa / AO online
    Haverá quatro mesas redondas com especialistas de diferentes áreas económicas, cinco sessões temáticas onde se discutirão as questões da profissão de jornalista e várias sessões plenárias.

    O vencedor do prémio Nobel da Economia em 2004, Edward Prescott, será um dos oradores participantes, a par do comissário europeu para os Assuntos Monetários, Joaquim Almunia, e do ex-ministros das Finanças como Ernâni Lopes e Miguel Cadilhe.

    Outros dos oradores previstos são o Presidente da República, Cavaco Silva, o primeiro-ministro, José Sócrates, o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, e os ministros das Finanças e da Economia portugueses.

    Nomes como Daniel Bessa e João Salgueiro também constam da lista de oradores, num evento que conta com "bons protagonistas" e que se quer seja um "grande momento de discussão de temas económicos", disse à Lusa Murteira Nabo.

    Os temas em debate serão variados, desde a economia portuguesa, à economia mediterrânica, passando pelas economias emergentes do Brasil, Índia e África do Sul e a questões tecnológicas e sobre o futuro das instituições europeias.

    Em debate estarão também outras questões da actualidade, segundo Murteira Nabo, ao nível da profissão do economista, devendo discutir-se as condições de acesso à profissão, dada a necessidade de ajustamento ao processo de Bolonha, e a criação de colégios de esoecialidade dentro da profissão de economista.

    A organização da conferência, que reuniu 55 patrocinadores, pretende elaborar no final um conjunto de conlusões que vai enviar para os "centros de decisão", avançou ainda Murteira Nabo.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados