Autor: Lusa/AO Online
O concurso, esclareceu o executivo numa nota enviada às redações, é promovido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e consiste num investimento de perto de dois milhões de euros.
Já no que se refere ao radar meteorológico para a ilha de São Miguel, "cujo local de instalação deverá ser o Pico da Barrosa, há trabalho feito "desde há cerca de dois anos" na "identificação das antenas implantadas naquele local, de forma a que, por um lado, esta nova infraestrutura de radar afete o menos possível as estruturas e os elementos já instalados e, por outro, seja possível, através da instalação do radar meteorológico, proceder à reorganização do local".
O executivo socialista refere que, "não obstante o facto de a instalação dos radares meteorológicos na região ser uma responsabilidade do IPMA, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, tem vindo a trabalhar em estreita colaboração com aquela entidade para que seja possível avançar com este processo o mais rapidamente possível".
A deputada do PSD Berta Cabral pediu a rápida instalação de radares meteorológicos nas ilhas de São Miguel e da Terceira, considerando que, sem estes, "está em causa a segurança das populações".
“A
questão dos radares meteorológicos é recorrente, mas muito urgente para
o serviço prestado pelo IPMA está em causa a segurança das populações”,
disse a social-democrata, depois de visitar em Ponta Delgada a
delegação regional dos Açores do IPMA.
-
premiumSindicato do Guarda Prisional ameaça greve no final do ano na prisão de Angra
A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais comprometeu-se a resolver a situação na prisão de Angra até ao final do ano, segundo Frederico Morais, presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional
-
Cultura e Social
Petição alerta que eventos nos Açores podem custar mais 40%Fazer cultura ou desporto nos Açores sai mais caro. Por isso, a petição “Por uma cultura e desporto sem custos de insularidade”, dirigida ao presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e ao presidente do Governo Regional, propõe a criação de um regime de compensação financeira que cubra os sobrecustos de deslocação dos agentes culturais e desportivos.