Treinador Vasco Matos garante que Santa Clara a crescer e pede coragem com o Braga

O treinador Vasco Matos afirmou que o Santa Clara está a “crescer” e defendeu que a equipa vai ter de ser corajosa no próximo jogo da I Liga de futebol frente ao Sporting de Braga.




“Acreditamos que a equipa está a crescer. Estamos a melhorar. Ainda temos coisas a melhorar e os jogadores têm consciência disso. Toda a coesão, todo esse verdadeiro ADN que é a nossa equipa, é pô-lo todo cá fora ao serviço do coletivo. Isso é uma marca nossa. E sente-se isso, sente-se uma identidade cada vez mais ao vir ao de cima”, afirmou.

O técnico falava no estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, antes da deslocação ao terreno do Sporting Braga para a partida da 14.ª jornada da Liga.

Vasco Matos garantiu que a formação açoriana “está focada” em “acelerar o processo” de trabalho para assegurar “estabilidade, coesão e identidade” e alertou para as dificuldades do próximo encontro.

“Temos de ter uma grande capacidade de entreajuda. Temos de lutar muito, mas também temos de ser uma equipa corajosa com bola”, realçou.

O treinador rejeitou encarar o jogo como uma “vingança” face à derrota em Braga para a Taça da Liga por 5-0 (em 29 de outubro), salientando tratar-se de partidas com “características completamente diferentes”, mas admitindo que aquele resultado obrigou à reflexão.

“Fizemos uma reflexão após esse jogo. Ninguém ficou contente. Sabemos que o Braga é uma equipa muito forte. Está num excelente momento. Cresceu muito. É uma equipa com domínio muito grande com bola. Mete muita gente no lado da bola. É uma equipa com muita capacidade individual e grande capacidade de decisão”, reforçou.

O Santa Clara vem de uma vitória para o campeonato frente ao Casa Pia (1-0), enquanto o Sporting de Braga derrotou o Nice na quinta-feira para a Liga Europa (1-0) e o Famalicão na jornada transata (2-1).

Vasco Matos não quis comentar as críticas do Santa Clara ao calendário do campeonato, mas disse estar “100% solidário com a administração” da SAD açoriana.

O Santa Clara criticou na quarta-feira a intransigência “totalmente injustificada” da Liga por manter a data do jogo frente ao Arouca, 21 de dezembro, já que os açorianos defrontam o Sporting “72 horas antes”.

Em causa está o Santa Clara–Arouca, da 15.ª jornada da Liga, marcado para 21 de dezembro, às 19:30, que vai acontecer após os açorianos receberem o Sporting para a Taça de Portugal, no dia 18, às 17:45.

Já na próxima segunda-feira, os açorianos, que ocupam o 11.º lugar com 15 pontos, vão enfrentar o Sporting de Braga, quinto com 22, às 18:45, no estádio Municipal de Braga, com arbitragem de Bruno Costa (Associação de Viana do Castelo).

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares