Autor: Susete Rodrigues/AO Online
Lúcio Rodrigues, falava na quarta-feira na sessão de abertura da edição deste ano, que decorreu, pela primeira vez, em formato online, na sequência da pandemia de Covid-19. Na ocasião, o diretor regional saudou os mais de 2 mil jovens açorianos, provenientes de 41 escolas do arquipélago, que participaram este ano no projeto ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso’, sublinhando o “empenho dos jovens e dos professores envolvidos, sobretudo nas condições em que tiveram de trabalhar neste ano letivo”.
Lúcio Rodrigues considerou que “sairemos mais fortes desta crise pandémica, mais capacitados e até mais empreendedores”, o que, acrescentou, “acaba por ser a transformação de uma situação negativa numa nova realidade que pode ser altamente positiva”, disse citado em nota do executivo.
Na sessão, que decorreu por videoconferência e que se encontra disponível na página de Facebook da Direção Regional da Juventude, em https://www.facebook.com/DRJuventude/, o Comité de Avaliação anunciou os vencedores entre os 24 melhores projetos previamente apurados.
Assim, no 2.º Ciclo, o projeto vencedor foi ‘Discover Azores’, de Leonor Bairos, do Colégio de São Francisco Xavier, em São Miguel, enquanto o projeto ‘S(ee) and S(ave)’, de Beatriz Costa e Margarida Araújo, da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, da ilha Terceira, foi o vencedor no escalão do 3.º Ciclo.
No ensino secundário, a vitória coube aos jovens Camila Cota e João Costa, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, da ilha Terceira, com o projeto ‘Mysterĭum’.
No ensino profissional, o projeto mais votado foi ‘Island Secret’s’, desenvolvido por Bianca Alves e Luísa Cordeniz, da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, da ilha Terceira.
Os melhores projetos receberam prémios de cariz tecnológico, que incluíram colunas bluetooth, smartphones e acessórios de informática.