Açoriano Oriental
10 de Junho
Clubes portugueses condecorados nos Açores
Um dos mais antigos clubes portugueses, um religioso que dedicou a vida ao apoio social e um cantador popular vão ser condecorados esta quarta-feira durante as comemorações oficiais do Dia de Portugal nos Açores, em Angra do Heroísmo.
Clubes portugueses condecorados nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

O hastear das bandeiras nacional e da região assinala o programa comemorativo, que prossegue com um desfile de forças militares no Solar da Madre de Deus, onde está instalado o gabinete do Representante da República, José António Mesquita, que organiza o programa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Ainda durante a manhã, terá lugar uma celebração eucarística na Capela do Solar, presidida pelo bispo de Angra, D. António de Sousa Braga.

Durante a tarde, antes da sessão solene comemorativa, o Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo será palco da conferência ‘A Europa e as Relações Transatlânticas’, proferida por Luís Andrade, pró-reitor da Universidade dos Açores.

Luís Andrade adiantou à Lusa que vai abordar nesta conferência as dificuldades que a União Europeia sente para a implementação da política comum de defesa e segurança, defendendo que o problema tem origem na “falta de vontade de alguns países”.

Nesta conferência será analisado o relacionamento transatlântico “complexo e complicado” que marcou a administração Bush, defendendo ainda Luís Andrade a importância da Base das Lajes no actual contexto “geopolítico e geoestratégico”.

Ao final da tarde, no Solar da Madre de Deus serão impostas as três condecorações atribuídas por Cavaco Silva a personalidades e instituições açorianas, entre as quais o Fayal Sport Club, que passa a ser membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Este clube desportivo, fundado em Fevereiro de 1909, é o mais antigo dos Açores e o sexto mais antigo a nível nacional.

Por seu lado, monsenhor Weber Machado será Comendador da Ordem de Mérito, como reconhecimento da sua “invulgar sensibilidade e notável compromisso com os mais carenciados”.

Monsenhor Weber Machado, 77 anos, notabilizou-se pelas iniciativas sociais que promoveu, tendo em vista “devolver a dignidade aos seres humanos que se encontram na pobreza”.

Nesta cerimónia será ainda condecorado João Ângelo de Oliveira Vieira, um cantador popular conhecido em todas as ilhas dos Açores, que receberá a Medalha da Ordem de Mérito.

João Ângelo, 73 anos, agricultor de profissão, é conhecido pela ironia e humor com que constrói os seus improvisos, sempre marcados também por uma certa malícia.

O programa comemorativo do 10 de Junho nos Açores encerra com uma recepção oficial, no Solar da Madre de Deus.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.