CIVISA/IVAR acolhem 1936 visitantes em 2025

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), em colaboração com o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) da Universidade dos Açores, recebeu 1936 visitantes em 2025, a maioria provenientes de escolas



Segundo informação divulgada na página do CIVISA, o Centro tem vindo a abrir as suas instalações ao público, com o objetivo de divulgar as suas atividades de monitorização e avaliação dos perigos geológicos nos Açores, no âmbito da assessoria técnico-científica que presta às autoridades regionais e locais de proteção civil.

Ao longo de 2025, o CIVISA recebeu 1399 visitantes provenientes de estabelecimentos escolares, dos quais 573 da região, 759 do território continental e 67 de âmbito internacional.

Registaram-se ainda 61 visitantes da Universidade dos Açores, 118 de universidades nacionais e estrangeiras), 160 participantes de encontros científicos internacionais, 81 integrados em visitas institucionais, 22 participantes da Azores Sustainability Summer School e 21 no âmbito da International Summer School on Geohazards in Volcanic Islands, promovida pelo Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR).

PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal