Açoriano Oriental
Ciência
Cientistas descobrem nova fonte hidrotermal ao largo do Pico
Uma missão de cientistas alemães, franceses e portugueses descobriu uma nova fonte hidrotermal ao largo da ilha do Pico, revelou Ricardo Serrão Santos, director do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores.
article.title

Foto: Eduardo Resendes
Autor: Lusa/AO online
Esta nova fonte hidrotermal, a que foi dado o nome 'Bubbylon', foi descoberta durante uma missão realizada pelo navio de investigação alemão 'Meteor', numa expedição liderada por cientistas do Marum Center for Marine Environmental Sciences e do Max Planck Institute for Marine Microbiology, em que também participam investigadores da Universidade dos Açores.

Ricardo Serrão Santos destacou a importância desta nova fonte hidrotermal para o desenvolvimento de estudos científicos sobre o mar profundo, acrescentando que “há indícios de que existem mais fontes hidrotermais” no mar dos Açores.

A 'Bubbylon', descoberta a cerca de 500 quilómetros a sudoeste da ilha do Pico, é composto por oito “pontos quentes, com “chaminés até um metro de altura e fluidos com mais de 300 graus centígrados”.
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.