Açoriano Oriental
China reforça apoio a Portugal
O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, anunciou hoje que a China vai “reforçar” o apoio financeiro a Portugal, salientando que Pequim “acredita no esforço português para consolidar as contas públicas e recuperar o crescimento económico”.

Autor: Lusa/AO On Line

“Demos um grande salto em frente no reforço das nossas relações a todos os níveis, comerciais e de investimento, e também no domínio do financiamento”, disse Teixeira dos Santos ao ser questionado pela agência Lusa em Pequim sobre a disposição da China para adquirir parte da dívida portuguesa.

O ministro português concluiu hoje uma visita de dois dias a Pequim, acompanhado pelo secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, e o presidente do Instituto de Gestão do Crédito Público, Alberto Soares.

Sem pormenorizar o montante dos títulos do tesouro português já comprados e a comprar por instituições chinesas, Teixeira dos Santos disse que “a China apoia a vai continuar a apoiar a Portugal”.

“Saio daqui satisfeito (…) A China mostrou-nos claramente que acredita em Portugal”, afirmou Teixeira dos Santos.

Alem do ministro chinês das Finanças, Xie Xuren, a delegação portuguesa encontrou-se com o governador do Banco Central da China, Zhou Xiaochuan, e com responsáveis da Administração Estatal chinesa das Reservas Externas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados