César quer reforçar participação das RUP no processo de decisão europeu

O reforço da participação das regiões ultraperiféricas (RUP) nas decisões da União Europeia e o aumento da sua visibilidade no contexto europeu são prioridades para o mandato de Carlos César como presidente de Conferência das Regiões Ultraperiféricas.


O presidente do Governo dos Açores, que iniciou no final da semana passada na Martinica o mandato de um ano como líder das RUP, considerou ser “imprescindível” o reforço da “presença, contributo e participação” destas regiões no processo de decisão europeu.

A União Europeia (UE) tem nove regiões ultraperiféricas, que são territórios geograficamente distantes do continente europeu, mas que integram os países da UE a que pertencem.

As regiões ultraperiféricas da UE são a Martinica, Guadalupe, Guiana, Reunião, Saint-Barthélemy e Saint-Martin (França), Canárias (Espanha) e Açores e Madeira (Portugal).

Carlos César, que está a exercer pela terceira vez a presidência das RUP, depois dos mandatos de 1998 e 2004, defendeu a importância do “reforço” das ligações com outras regiões e países, de forma a permitir que possam conhecer melhor os problemas que afetam as regiões ultraperiféricas.

Durante o próximo ano como presidente das RUP, Carlos César pretende dar uma “especial atenção” ao espaço da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde), destacando a importância da Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia para a promoção de uma estratégica baseada em objetivos e prioridades comuns.

A realização de eventos sobre políticas do mar, reforma da Política Comum de Pescas, fontes de energias renováveis e desenvolvimento e sustentabilidade das redes de equipamentos e serviços sociais em territórios descontínuos são alguns dos projetos que o novo presidente das RUP pretende concretizar no seu mandato.

Durante a presidência, Carlos César quer também potenciar o programa Eurodisseia, dirigido à mobilidade regional de jovens estagiários, e aprofundar a participação das RUP em organismos de cooperação inter-regional, como a Conferência das Regiões Periféricas Marítimas ou a Assembleia das Regiões da Europa, cuja próxima Assembleia Geral se realiza em finais de novembro nos Açores.

Carlos César vai exercer a presidência das RUP até setembro de 2012, altura em que se realiza na Horta, Faial, a XVIII Reunião de Presidentes da Conferência das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia.

PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal