Açoriano Oriental
César destaca progresso da Região
 Carlos César considera que o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos coloca a zona num “local privilegiado para cientistas e turistas”
César destaca progresso da Região

Autor: Luís Pedro Silva
 Carlos César considera que o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos coloca a zona num “local privilegiado para cientistas e turistas”, afirmou o presidente do Governo Regional durante a cerimónia de inauguração.

O exemplo da inovação com a inauguração deste centro de interpretação serviu de ligação para a apresentação do progresso da Região.

Hoje, neste início de século, já não é preciso partir para sonhar: o que é mesmo preciso é ficar aqui, rejuvenescendo uma terra ansiosa no progresso e que o está a conseguir a ritmos superiores aos ganhos do País e da União Europeia. É este percurso que nos anima e que é avivado em circunstâncias como a que estamos nesta ocasião a viver”, abordou o presidente do executivo.

Carlos César referiu que os Açores são “geradores constantes de novos empregos, território de esperanças renovadas ou concretizadas, espaço para a modernidade e para novas actividades económicas, lugar de atenção e cuidado perante as desigualdades que sobrevêm nas sociedades em processos rápidos de desenvolvimento”, sustentou.

O líder do governo regional salientou que o Centro Interpretativo é uma homenagem aos faialenses, “particularmente àqueles que mais sofreram com as consequências do Vulcão e, simultaneamente, prolonga o testemunho e a observação de tantos cientistas e estudiosos que por aqui passaram, ou que acompanharam o fenómeno na sua eclosão, como é o caso da professora Raquel Soeiro de Brito”. Carlos César explicou que o centro nasceu após a consolidação do Farol dos Capelinhos, acrescentando que a nova unidade recebeu algumas das melhores tecnologias que, a nível mundial, integram estruturas, como esta, de disseminação do conhecimento. Através do processo de selecção foram aqui reunidos trabalhos de algumas das melhores empresas europeias”, frisou o presidente do Governo Regional, concluindo que este foi um compromisso cumprido.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados