Açoriano Oriental
CDU mantém a “confiança e a expectativa” de eleger um deputado

O dirigente do PCP Aníbal Pires disse este domingo que a CDU mantém a “confiança e a expectativa” na eleição de um deputado nos Açores e que, se isso acontecer, “não será a CDU que ganha, mas ganham os açorianos”.


Autor: Lusa/AO online


“A nossa expectativa é de eleição de um deputado, aliás, aquilo que decorreu e as mensagens que nos foram transmitidas em termos de campanha eleitoral, e por toda a região, foi uma mensagem de confiança e, sobretudo, de reconhecimento do papel do PCP e da CDU na vida política regional”, afirmou Aníbal Pires, em declaração aos jornalistas, a partir do centro de trabalho do PCP, em Ponta Delgada.

O dirigente comunista reagia à projeção à boca das urnas da Universidade Católica para a RTP, que prevê que a CDU, coligação que junta o PCP e Os Verdes, consiga 1% a 2% da votação nas legislativas regionais deste domingo, podendo assim eleger um deputado.

“Julgo que, se isso vier a acontecer, não será a CDU que ganha, mas ganham os açorianos, por ter uma voz diferente no parlamento regional”, prosseguiu o ex-líder regional comunista.

Nas anteriores regionais, em 2016, a CDU obteve 2,6%, conseguindo eleger um deputado regional.

A projeção diz que o PS volta a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada hoje pela Universidade Católica para a RTP.

Com esta percentagem, o PS pode eleger entre 26 e 30 dos 57 deputados do parlamento dos Açores, segundo a projeção divulgada pela RTP pelas 19:00 nos Açores (20:00 em Lisboa).

Sobre o resultado do Partido Socialista, Aníbal Pires considerou que a perda de maioria absoluta “não é drama nenhum, antes pelo contrário: a haver um governo minoritário do Partido Socialista, ganha a democracia açoriana e, certamente, ganhará a autonomia”.

O antigo deputado à Assembleia Legislativa Regional lembrou ainda que a legislatura de 1996 a 2000, em que o PS governou em minoria, “terá sido o melhor governo da Região Autónoma dos Açores”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados