Açoriano Oriental
CDS-PP/Açores pede novamente estudo sobre transportes marítimos de mercadorias

O CDS-PP/Açores vai voltar a propor ao Governo Regional que realize um estudo de viabilidade económica sobre um modelo alternativo de transportes marítimos de mercadoria no arquipélago, alegando que a economia açoriana está "estrangulada".

CDS-PP/Açores pede novamente estudo sobre transportes marítimos de mercadorias

Autor: AO Online/ Lusa

"A economia açoriana está estrangulada pelos transportes, sucedendo-se as queixas dos nossos empresários sobre as dificuldades que sentem quanto ao escoamento dos produtos da pesca, da agricultura e da pecuária, bem como quanto aos atrasos verificados na mercadoria vinda do continente", adiantaram esta sexta feira os centristas açorianos numa nota de imprensa.

Segundo os deputados do CDS-PP, há "falta de capacidade de carga", "os horários não estão devidamente articulados" e, por vezes, o navio "simplesmente não vem", por isso, os Açores precisam de "um modelo de transportes marítimos que resolva as questões logísticas das mercadorias".

O CDS-PP/Açores vai apresentar um projeto de resolução na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para que o parlamento açoriano "recomende ao Governo Regional que realize um estudo de viabilidade económica de diferentes modelos de transporte marítimo de mercadorias, que contemple o transporte do continente para os Açores e a distribuição da carga inter-ilhas".

O grupo parlamentar centrista já tinha apresentado projetos de resolução no mesmo sentido em 2015 e 2018.

"À medida que o tempo passa, cada vez mais o CDS tem razão. Os constrangimentos nos transportes marítimos, a sua falta de articulação, põem cada vez mais em causa a economia dos Açores, prejudicando as empresas e a população. Por isso, o CDS volta novamente a apresentar um projeto de resolução", lê-se no comunicado de imprensa.



PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.