Açoriano Oriental
Câmara Municipal de Ponta Delgada apoia MOVE em “novo incentivo ao empreendedorismo” no concelho

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, assinou um protocolo de cooperação com o MOVE – Associação de Microcrédito e Empreende-dorismo num valor total de 4500 euros, num “novo e claro incentivo ao empreendedorismo e à iniciativa privada no concelho”.

Câmara Municipal de Ponta Delgada apoia MOVE em “novo incentivo ao empreendedorismo” no concelho

Autor: AO Online

Isso mesmo deu nota o Presidente do Município à saída da sessão de assinatura do protocolo que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contando com a presença da Vereadora com o pelouro da Inovação, Empreendedorismo e Tecnologias de Informação, Cristina Canto Tavares, e dos membros da direção do MOVE, Catarina Marques e Henrique Leal.

“Temos todo o interesse em renovar este protocolo com o MOVE, reconhecendo o combate que faz à pobreza através da formação e consultadoria a pequenos negócios locais, bem como as provas dadas ao nível da formação e capacitação de empreendedores”, sublinhou Pedro Nascimento Cabral.

“Em boa verdade, esta é mais uma iniciativa que se vem somar à estratégia municipal de impulsionar o tecido empresarial de Ponta Delgada, conferindo condições para que os negócios embrionários, tal como as micro, pequenas e médias empresas possam vingar no nosso concelho”, disse ainda o autarca, lembrando, a título de exemplo, que o município criou recentemente um programa de apoio ao pagamento de rendas de espaços comerciais que pode ascender aos 500 euros mensais e a um máximo de 6000 euros anuais.

Por seu turno, a presidente da direção do MOVE, Catarina Marques, agradeceu a colaboração e o incentivo da Câmara Municipal de Ponta Delgada, considerando o respetivo suporte fundamental para a prossecução dos objetivos da associação.

Como disse, “esta parceria com a autarquia reveste-se dessa importância: ter condições para garantir que os empreendedores conseguem executar os seus negócios, transformá-los em ideias de negócio, gerar rendimentos para as suas famílias e respetivas comunidades, ou introduzir produtos ou serviços locais que também façam sentido dentro das comunidades”.

Refira-se que o MOVE aposta numa metodologia que se decompõe, fundamentalmente, em três programas - WAKE, SHAKE e MAKE.

No Programa WAKE, esta associação sem fins lucrativos procura promover a geração de ideias de negócio nas comunidades, através de dinâmicas de problematização da realidade envolvente. Já no SHAKE são testadas as ideias dos empreendedores para que estejam prontas a entrar no mercado, enquanto que no Programa MAKE a organização assume o compromisso de transformar projetos viáveis em negócios sustentáveis, garantindo um acompanhamento próximo e consultadoria no processo.

Os três programas do MOVE culminam, semestralmente, na organização de uma feira dedicada ao empreendedorismo.

Em Ponta Delgada, o MOVE encontra-se a aplicar o programa SHAKE, tendo já arrancado com uma ação de formação que se estenderá pelas próximas sete semanas e desafiará 15 novos empreendedores “a transformar a sua ideia num modelo de negócio viável e pronto a ser implementado”, esclareceu a responsável desta Organização Não Governamental.

Posteriormente, concluiu Catarina Marques, “esses mesmos empreendedores construirão um ‘pitch’ e serão convidados a apresentá-lo na Feira de Empreendedorismo do MOVE”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados