Açoriano Oriental
Câmara de Ponta Delgada quer lançar bolsa de criação artística em 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada quer lançar uma bolsa de criação artística no primeiro semestre de 2021, uma medida que está inscrita em orçamento e aguarda aprovação em Assembleia Municipal, adiantou o vereador da Cultura.

Câmara de Ponta Delgada quer lançar bolsa de criação artística em 2021

Autor: Lusa/AO Online

“Vai ser uma bolsa de criação artística, que é dirigida aos criadores residentes nas mais variadas áreas de expressão ou das áreas culturais, onde fazem uma candidatura, com um júri externo, que validará essa candidatura”, adiantou à agência Lusa Paulo Mendes, vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada com os pelouros da Cultura, Desenvolvimento Social, Turismo, Educação, Juventude e Inovação, Empreendedorismo e Tecnologias da Informação.

O vereador, que falava à margem da apresentação do espaço cultural Vaga, que vai ser inaugurado em Ponta Delgada, em 11 de dezembro, adiantou que a medida está inscrita no orçamento do município, que foi aprovado em reunião de Câmara em 27 de novembro e vai a discussão em Assembleia Municipal em 14 de dezembro.

Com um regulamento ainda por definir, Paulo Mendes não concretizou os valores afetos a este apoio, nem a quantas pessoas pode chegar, mas disse que se deve estender num período entre os oito e os 12 meses e que a “expectativa é ter, nos primeiros meses” do próximo ano, “já a medida a funcionar”.

Trata-se de uma “bolsa mensal” que permite aos artistas, “por um lado, viver com a dignidade possível, mas ao mesmo tempo focarem-se na sua criação”, explicou.

“Ganhamos, autarquia, porque estamos a ampliar, seguramente, aquilo que é a criação e a expressão artística e cultural no nosso concelho, mas dando aqui um sinal de que, se a cultura é importante, devemos dar as condições financeiras e económicas para quem vive da sua criação artística”, afirmou o vereador.

O orçamento global do município de Ponta Delgada para 2021 ascende aos 56 milhões de euros, dos quais 43,6 milhões são do orçamento da Câmara e 12,3 milhões referem-se aos serviços municipalizados.

O documento foi aprovado em Reunião de Câmara com os votos favoráveis do PSD e a abstenção do PS.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados