Segundo Pedro Nascimento Cabral, líder da maior autarquia dos Açores, a iniciativa “representa um passo crucial para fortalecer a economia local e promover um diálogo dinâmico e eficaz entre todos os envolvidos”.
O autarca social-democrata, citado em nota de imprensa, referiu que este órgão, de natureza consultiva, visa estabelecer “um modelo atual de diálogo e de colaboração direta” com os agentes económicos e forças vivas do município com intervenção no setor.
“Esta iniciativa representa um passo crucial para fortalecer a economia local e promover um diálogo dinâmico e eficaz entre todos os envolvidos. Continuamos absolutamente comprometidos em criar estratégias concertadas que potenciem o desenvolvimento sustentável e o crescimento económico de Ponta Delgada", disse o autarca.
De acordo com Pedro Nascimento Cabral, “existe um vasto conjunto de domínios e agentes económicos com os quais pretende-se trabalhar de forma articulada”, incluindo entidades com vocação social que intervêm no âmbito da economia solidária, bem como as instituições agrícolas.
O autarca adiantou que o Conselho vai “contribuir para a recolha, sistematização e divulgação das dinâmicas económicas do concelho, ao mesmo tempo que acompanha a adoção e implementação de políticas económicas”.
Vai também “aconselhar a autarquia a nível da promoção e execução de projetos, que contribuam para impulsionar a economia do município.
Para além do presidente da Câmara de Ponta Delgada, o Conselho congrega representantes da Assembleia Municipal, do Governo dos Açores, das 24 juntas de freguesia, da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, da Delegação dos Açores da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e do meio académico.
Integram ainda o órgão, responsáveis da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Economistas, Associação de Alojamento Local dos Açores, Portos dos Açores, ANA — Aeroportos de Portugal, e organizações da sociedade do concelho com ligação ao setor económico.
Câmara de Ponta Delgada avança com Conselho Municipal de Economia
A Câmara Municipal de Ponta Delgada passa a dispor de um Conselho Municipal de Economia que visa contribuir para a “recolha, sistematização e divulgação” das dinâmicas económicas do concelho, liderado pelo seu presidente
Autor: Lusa/AO Online
