Açoriano Oriental
Cabo Verde e Açores subscrevem cooperação em políticas de transportes interilhas

Uma delegação cabo-verdiana está a visitar os Açores para estabelecer um protocolo de colaboração e “aprofundar o conhecimento” sobre transportes aéreos e marítimos interilhas, áreas em que Cabo Verde enfrenta dificuldades.


Autor: Lusa

“Os dois arquipélagos vão adotar um protocolo que visa, essencialmente, fortalecer a cooperação entre as partes, promovendo a troca de experiências e conhecimentos técnicos, bem como o desenvolvimento de políticas eficazes de transportes aéreos, garantindo uma maior eficiência e qualidade nos serviços prestados”, anunciou o Ministério do Turismo e Transportes, em comunicado.

A comitiva de Cabo Verde é liderada por Zilca Paiva, diretora-geral da Economia Aérea, daquele ministério, e integra ainda um consultor para “conhecer a experiência bem-sucedida do arquipélago dos Açores”.

A missão de uma semana vai debruçar-se sobre instrumentos legais e regulamentares ligados à obrigação de serviços públicos, o sistema tarifário de transporte aéreo interilhas e a análise de incentivos financeiros à concessão e a passageiros.

Igualmente em foco estarão ferramentas e modelos de acompanhamento, monitorização e gestão das operações.

O protocolo de parceria vai ser firmado entre a Direção-Geral da Economia Aérea do Ministério do Turismo e Transportes de Cabo Verde e a Direção Regional de Mobilidade da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do Governo Regional dos Açores.

Cabo Verde pretende, “internamente, definir políticas e implementar as melhores práticas nos transportes aéreos interilhas e proporcionar um serviço mais eficiente e acessível para todos”, conclui o comunicado.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.