Açoriano Oriental
Boneco do Gil do Parque das Nações aguarda por reparação num estaleiro
Um dos três bonecos gigantes do Gil, símbolo da Expo´98, que ficaram expostos no Parque das Nações, em Lisboa, está há largos meses num estaleiro para ser recuperado, mas a Junta de Freguesia assegurou que em breve estará arranjado.
Boneco do Gil do Parque das Nações aguarda por reparação num estaleiro

Autor: AO/Lusa

Visivelmente degradado, o boneco foi retirado e aguarda pela reparação, tendo a sociedade Parque Expo já avançado com cinco mil euros para o arranjo.

Contudo, a verba só será disponibilizada à Fundação do Gil, que detém os direitos de imagem da mascote, “após apresentação de evidência da execução do trabalho”, segundo uma resposta de um responsável da Parque Expo a um morador, a que a Lusa teve acesso.

Contactada pela Lusa, fonte da Fundação do Gil disse que aquele boneco estava colocado junto à antiga Praça Sony e que está “há bastante tempo no estaleiro” ao ar livre.

Afirmando que “querem sempre que o Gil tenha uma boa imagem”, a mesma fonte disse que vão tentar agilizar o seu arranjo.

Entretanto, o presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações, proprietária dos bonecos, assegurou que esta e as outras duas figuras vão ser alvo de recuperação e serão colocados de novo na via pública até junho de 2016.

“Vão ser todos recuperados. Todos têm as suas mazelas”, disse José Moreno à Lusa.

Segundo o autarca, no início do ano a Alameda dos Oceanos vai entrar em obras “por muitos meses”, por isso “não têm urgência em recuperá-los”.

“Mais vale fazer o arranjo mais próximo da altura em que serão recolocados”, defendeu o presidente da junta, acrescentando que no final do primeiro semestre de 2016 as obras devem estar terminadas.

José Moreno disse ainda que todo este assunto está a ser articulado com a Fundação do Gil.

A Lusa tentou contactar a Parque Expo, mas até ao momento não foi possível.

A Expo’98 (exposição mundial) decorreu em Lisboa de maio a setembro de 1998 e teve como tema “Os Oceanos, Um Património para o Futuro”.

A mascote oficial foi o boneco Gil, que é uma gota de água, batizado em honra do navegador Gil Eanes.

No final da exposição, ficaram colocados três bonecos no Parque das Nações: um na zona sul, outro a meio e o terceiro na zona norte (junto à Praça Sony).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados