Bispo Armando Esteves Domingues nomeado para a diocese de Angra

O bispo Armando Esteves Domingues, até agora auxiliar do Porto, foi hoje nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Angra, nos Açores, informou o portal Igreja Açores.



Armando Esteves Domingues, de 65 anos, natural de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, vai ocupar o lugar que estava vago desde setembro de 2021, quando o anterior titular da diocese de Angra, João Lavrador, foi nomeado bispo de Viana do Castelo.

Segundo o portal Igreja Açores, o prelado “será o 40.º bispo de Angra”.

Armando Esteves Domingues foi ordenado padre em 03 de janeiro de 1982 e bispo em 16 de dezembro de 2018.

Na nota publicada pelo Vaticano, é referido que o novo bispo de Angra ocupou, desde a sua ordenação, os cargos de “pároco em várias paróquias, capelão militar, professor de Educação Moral e Religiosa Católica, ecónomo diocesano, assistente regional dos Escuteiros Católicos e vigário geral”.

“No seio da Conferência Episcopal Portuguesa, é presidente da Comissão Missão e Nova Evangelização, bem como membro da Comissão Laicado e Família”, adianta a nota.

A sua entrada na diocese de Angra ainda não tem data marcada, mas o portal da igreja açoriana aponta para que isso possa ocorrer em janeiro de 2023.

“Entre o seu percurso pastoral sobressai, ainda, o seu empenho na área sócio-caritativa, com a dinamização ao longo dos anos de várias iniciativas ligadas à inclusão social, ao combate ao desemprego, à recuperação de dependências e à habitação”, adianta o portal.

Desde setembro de 2021, a diocese de Angra teve a dirigi-la o cónego Hélder Fonseca Mendes, como administrador diocesano.

Esta diocese, criada há 488 anos pelo Papa Paulo III, tem a sua sede em Angra do Heroísmo.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares