Açoriano Oriental
Benfica defende título dos ataques de FC Porto e ABC
O Benfica inicia domingo a defesa do título português de andebol, quando receber na primeira jornada da Liga o rival FC Porto, um dos mais sérios adversários do clube lisboeta, em conjunto com o vice-campeão ABC de Braga.
Benfica defende título dos ataques de FC Porto e ABC

Autor: Lusa/AO online
  O Benfica manteve a estrutura que se sagrou campeã nacional na época passada, mas perdeu o treinador ucraniano Aleksander Donner, que deixou o clube de forma conflituosa, após ter conquistado um título que escapava aos "encarnados" há 18 anos.

    Donner nem sequer festejou a conquista do "ceptro" após o jogo decisivo com o ABC, mas deixou uma pesada herança a José Silva, o seu substituto no comando técnico benfiquista, pois sagrou-se campeão com uma equipa que não estava na linha da frente em matéria de favoritismo.

    "Temos obrigação de defender o título. Queremos revalidá-lo, apesar de agora todas as equipas quererem ganhar ao Benfica. O primeiro jogo, com o FC Porto, será muito disputado, à imagem do que deverá passar-se ao longo do campeonato", considerou José Silva à Agência Lusa.

    Além do antigo treinador do Madeira SAD, o sérvio Nikola Miricki (ex-Belenenses) é a única novidade no Benfica, mas o ABC também optou por não "mexer" muito no plantel, limitando-se à contratação de Eduardo Salgado ao ISAVE, o que deixa antever a reedição do equilíbrio da época passada.

    "Apesar de os candidatos ao título se manterem, será um campeonato mais equilibrado. Mas o nosso objectivo é vencer a Liga, algo que estivemos muito perto de conseguir na última temporada", explicou Jorge Rito, técnico do ABC, equipa que acaba por folgar sábado, já que o seu adversdário, o ISAVE, anunciou o abandono da prova.

    Ao contrário dos minhotos e dos lisboetas, o FC Porto contratou seis novos jogadores, destacando-se o internacional português Inácio Carmo, na expectativa de rectificar o decepcionante quinto lugar do campeonato transacto.

    O FC Porto enfrenta na estreia um duro teste à sua competitividade, ao jogar no pavilhão do Benfica, mas os resultados da fase regular podem não ter correspondência nos play-off: o ABC foi o primeiro na fase inicial, à frente dos "encarnados", e as posições inverteram-se na final.

    O Belenenses apostou na juventude, com a promoção de vários ex-juniores, para tentar repetir o terceiro lugar do ano transacto, enquanto o São Bernardo, quarto colocado, deu alguns retoques ao plantel que alcançou um surpreendente quarto posto em 2007/08, depois de eliminar o FC Porto.

    O Madeira SAD é sempre candidato a um lugar nos play-off, mas deverá ter forte oposição de uma equipa do Sporting com várias caras novas e do Sporting da Horta, reforçado por três jogadores estrangeiros de qualidade.

    O Águas Santas, penúltimo classificado no último campeonato, completa o lote de noveequipas na Liga de 2008/09, menos duas do que na temporada anterior, pois o "lanterna vermelha" Sporting de Espinho não foi substituído e o ISAVE anunciou recentemente a renúncia a disputar o campeonato.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados