Açoriano Oriental
BE também defende eleições nos Açores no dia 25 de outubro

O Bloco de Esquerda (BE) defendeu que as eleições regionais nos Açores se devem realizar no dia 25 de outubro, último dia possível nos termos da lei eleitoral, posição também já assumida por PPM e PCP.

BE também defende eleições nos Açores no dia 25 de outubro

Autor: Lusa/AO Online

Esta posição foi transmitida aos jornalistas pelo coordenador regional do BE nos Açores, António Lima, após uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, em que esteve acompanhado pela deputada e dirigente bloquista Mariana Mortágua.

"O BE veio defender que as eleições regionais para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores se realizassem no dia 25 de outubro, uma vez que durante três meses, devido à pandemia, a atividade política ficou extremamente condicionada, praticamente estagnou, e é necessário haver aqui algum tempo", afirmou António Lima.

O coordenador regional do BE defendeu que, nas atuais circunstâncias, a população açoriana deve ter "mais tempo para analisar as diversas propostas dos diversos partidos, que também terão de ter tempo para as apresentar".

Por outro lado, António Lima referiu que o BE manifestou ao Presidente da República a sua preocupação com a necessidade de serem estabelecidas "regras muito claras e idênticas para todos os partidos" no plano da saúde pública, para que esta seja "uma campanha justa, equitativa e que permita um ato eleitoral que corra o melhor possível".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a quem nos termos da Constituição compete marcar o dia das eleições para as assembleias legislativas regionais, está hoje a ouvir os partidos representados na Assembleia Legislativa Regional dos Açores.

Antes do BE, foram ouvidos PPM e PCP, que defenderam igualmente eleições no dia 25 de outubro.

A Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores estabelece que o Presidente da República marca as eleições regionais "com a antecedência mínima de 60 dias" e que estas se realizam, "normalmente, entre o dia 28 de setembro e o dia 28 de outubro do ano correspondente ao termo da legislatura" e que a data deve "recair em domingo ou feriado nacional".

O atual Governo dos Açores tomou posse na sequência das eleições regionais de 16 de outubro de 2016, que o PS venceu, com maioria absoluta - a quinta consecutiva para os socialistas e a segunda sob liderança de Vasco Cordeiro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados