Açoriano Oriental
BE critica "política puramente economicista" de encerramento de escolas
O Bloco de Esquerda/Açores criticou hoje “a politica puramente economicista” da secretaria regional da Educação de “encerramento de escolas de pequena dimensão e transferência para outros estabelecimentos sem ter em consideração as preocupações e necessidades dos pais”.

Autor: Lusa / AO online

“A escola Básica e Jardim-de-infância da Conceição foi encerrada este ano letivo e os alunos serão transferidos para a escola da Carreirinha. Há também a intenção de encerrar a escola do 1º ciclo Infante D. Henrique dentro de dois anos, uma da mais antigas de Angra do Heroísmo”, denunciou o coordenador do Bloco de Esquerda (BE) para a ilha Terceira, Paulo Mendes, em declarações à Lusa.

O BE/Açores promoveu hoje na Rua da Palha, na Terceira, uma ação de rua em protesto contra o encerramento de escolas, que classifica como "uma politica puramente economicista da secretaria regional da Educação e Formação".

Mendes explicou que, durante o protesto de rua, foi "simulada uma votação através da colocação de uma urna onde as pessoas podiam decidir a favor ou contra o encerramento" de escolas e "assim poderem participar na decisão".

"É importante que as pessoas sejam ouvidas nas questões da cidade. A secretaria não teve em consideração a vontade dos pais que estavam contra o encerramento da escola Básica e Jardim de Infância da Conceição", sustentou.

Paulo Mendes disse que os dois exemplos que enumerou em relação às escolas da Terceira "não são um caso único na região", acrescentando que "os pais da escola da Conceição só tiveram conhecimento do fecho do estabelecimento de ensino porque várias vezes reuniram com a secretaria", mas "há casos em que só ficam a saber" da decisão pela "comunicação social".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados