BE/Açores diz que é "inconcebível" região fazer negócios com Ryanair

O Bloco de Esquerda dos Açores definiu hoje como "inconcebível" que a região faça "negócios" com a Ryanair, transportadora que se queixou de apoios públicos à SATA e "quer destruir" a operadora açoriana e a TAP.




O Governo dos Açores anunciou hoje a celebração de dois contratos com a companhia aérea Ryanair, no valor de dois milhões de euros, para promoção da região no Reino Unido e Alemanha, ao mesmo tempo que se ficou a saber que a companhia não abandonará as rotas para a ilha Terceira.

A Ryanair, lembrou no parlamento regional o líder do BE nos Açores, António Lima, apresentou uma queixa europeia contra a aprovação de apoios à SATA e à TAP e, nesse sentido, defendeu que "é preciso não ter vergonha" para negociar com a empresa.

"É inconcebível que um governo que representa os acionistas da SATA, que são os açorianos e as açorianas, faça negócios destes com a empresa que quer destruir a SATA e a TAP”, frisou o também líder parlamentar do Bloco.

E prosseguiu: "Seria interessante saber o que a Comissão Europeia, do alto da sua ortodoxia neoliberal, pensa deste apoio de Estado à Ryanair".

O parlamento dos Açores está reunido esta semana na última sessão plenária antes das próximas eleições no arquipélago, marcadas para 25 de outubro.


PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias