Açoriano Oriental
Transportes marítimos
BE abandona Comissão de Inquérito aos navios
O Bloco de Esquerda anunciou esta quarta-feira que abandonou a Comissão de Inquérito ao processo de construção dos navios Atlântida e Anticiclone, por entender que “não estão reunidas as condições” para apurar a verdade dos factos.
BE abandona Comissão de Inquérito aos navios

Autor: Lusa / AO online
A deputada do BE Zuraida Soares lembrou que depois das “recusas sistemáticas em prestar depoimentos” por parte de algumas pessoas “directamente implicadas no processo”, e depois da “obstrução de várias forças políticas” em ouvir outras, dificilmente a Comissão poderá chegar a “conclusões, acima de quaisquer dúvidas”.

Os bloquistas acusaram ainda os deputados do PS e do PSD de estarem “em permanente guerrilha política”, o primeiro por estar “interessado em minimizar os estragos”, e o segundo “perseguindo sensacionalismo político”.

No seu entender, esta atitude entre o partido do poder e o maior partido da oposição vem “impedindo objectivamente o apuramento das responsabilidades perseguidas”, além de demonstrarem “irresponsabilidade e prepotência”.

Apesar de tudo, Zuraida Soares classifica o processo de construção e aquisição dos navios Atlântida e Anticiclone de “rocambolesco e gravoso”, com muitos pormenores que continuam ainda por esclarecer.

Além do BE, também o deputado do PPM na Assembleia legislativa dos Açores, Paulo Estêvão, tinha anunciado, há duas semanas, o abandono do seu partido da Comissão de Inquérito aos barcos, devido à recusa do PS, do PCP e do CDS/PP em ouvir outros intervenientes no processo.

Entretanto, a Comissão de Inquérito decidiu hoje fazer uma nova tentativa, no próximo fim-de-semana, de inquirir Jorge Rolo, o presidente dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, a quem o Governo adjudicou os navios, mas que foram mais tarde rejeitados pelo Governo, alegando incumprimento do contrato.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados