Açoriano Oriental
Saúde alerta população para evitar poeiras do deserto do Saara

A Direção Regional da Saúde recomenda a população para se prevenir contra a situação de fraca qualidade do ar entre sábado e terça-feira nos Açores, devido a um evento de intrusão de poeiras com origem no deserto do Saara.

Saúde alerta população para evitar poeiras do deserto do Saara

Autor: Ana Carvalho Melo

Num comunicado, a Direção Regional da Saúde recomenda que a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e contacto com substâncias irritantes.

Acrescenta ainda que crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma e doentes do foro cardiovascular, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, se possível, permanecer no interior dos edifícios com as janelas fechadas.

Refere ainda que os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso, assim como que em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde Açores (808 24 60 24) ou procurar uma unidade de saúde.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados