Nave russa lançada com sucesso rumo à Estação Internacional

A nave russa "Soyuz TMA-6M" com três astronautas a bordo, dois russos e um norte-americano, foi lançada esta terça-feira do cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, rumo à Estação Espacial Internacional (EEI).


Segundo as informações divulgadas pelo Centro de Controlo de Voos Espaciais (CCVE) russo, o lançamento da nave ocorreu às 10:51 (11:51 em Lisboa) com a ajuda do foguete de lançamento "Soyuz-FG".

A operação foi realizada com sucesso, noticiaram as agências russas.

A tripulação da "Soyuz TMA-6M" é composta pelos russos Oleg Novitski e Oleg Tarelkin e pelo norte-americano Kevin Ford. Os três elementos vão cumprir uma missão de 148 dias a bordo da EEI.

Entre outras funções, e durante os quase cinco meses que vão permanecer na estação espacial, os três elementos vão receber quatro cargueiros russos "Progress" e um europeu "ATV-4", que irão transportar carga vital como oxigénio, alimentos e combustível.

O acoplamento da nave russa com a EEI está previsto para a próxima quinta-feira.

Atualmente, a bordo da EEI estão três tripulantes: a norte-americana Sunita Williams, o comandante da missão, o russo Yuri Malenchenko, e o japonês Akihiko Hoshide.

A EEI é um projeto integrado por 16 países e envolveu nos últimos 12 anos um investimento de mais de 100 mil milhões de dólares (76,76 mil milhões de euros).

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.