Autarca da Horta visita idosos do Programa de Teleassistência

O executivo da Câmara Municipal da Horta visitou os idosos da ilha que integram o Programa de Teleassistência, oferecendo uma pequena lembrança, composta por um sortido de bolachas e um pacote de chá de produção local.



Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, recordou a importância da teleassistência como forma “de combater o isolamento, de ser uma voz amiga e de promover a segurança e a proteção dos idosos, contando para isso com um sistema que, através do toque num botão, permite ao idoso em situação de solidão, emergência/urgência ou segurança ser contactado por um técnico especializado que acionará a melhor e mais rápida resposta”, disse citado em nota de imprensa.


Em época natalícia, o executivo foi recebido com muita alegria e apreço.


Para além da partilha de histórias, Carlos Ferreira e a vereadora Maria Antónia Dutra recomendaram a utilização constante do colar/dispositivo de teleassistência como forma de segurança, salvaguardando o bem-estar de todos aqueles que vivem sozinhos.


Para a vereadora com o pelouro da Solidariedade e Apoio Social, o que executivo municipal fez foi apenas “um pequeno gesto, mas que demonstra que o município está sempre disponível para apoiar no acompanhamento dos idosos”.


Promovido desde 2009 pelo município, o Programa de Teleassistência traduz-se num serviço telefónico de apoio, que visa garantir o auxílio imediato a idosos ou pessoas dependentes em situações de risco ou emergência, funcionando 24 horas por dia.


PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal