Artesãos dos Açores na final do Prémio Nacional de Artesanato

Três artesãos dos Açores foram apurados para a final da 2.ª edição do Prémio Nacional de Artesanato, onde vão representar a Região.



“Quero expressar a minha grande satisfação ao Maxim Pavlov e ao Rui Pedro, na categoria ‘Inovação’, e à Isabel Silva Melo, na categoria ‘Empreendedorismo Novos Talentos’, pelo facto de terem sido selecionados e, assim, participarem na grande final do Prémio Nacional de Artesanato 2019”, afirmou Sérgio Ávila, citado em nota.


O Prémio Nacional de Artesanato, promovido e desenvolvido no território continental pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), tem por objetivo incentivar a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea, distinguindo os artesãos portugueses, privilegiando as suas competências técnicas e profissionais, bem como a sua capacidade estética.


Este prémio visa ainda o reconhecimento de intervenções relevantes de entidades públicas e privadas na promoção das atividades artesanais, assim como o incentivo a trabalhos de investigação no domínio das artes e ofícios.


As candidaturas nomeadas em cada categoria serão submetidas à apreciação do público até 13 de dezembro, por recurso a votação pela Internet, através do endereço

https://formularios.iefp.pt/index.php/136697?lang=pt, sendo que os resultados finais serão divulgados em 2020, em data a definir.


PUB

Premium

Decorre esta sexta-feira, na Aula Magna, em Ponta Delgada, a partir das 14 horas, a Cerimónia Comemorativa do 50.º Aniversário da Universidade dos Açores (UAc). Uma cerimónia que se irá também realizar na Horta, no dia 15 de janeiro e em Angra do Heroísmo, no dia 20 de janeiro, compreendendo assim os três polos da Universidade dos Açores. Para falar sobre as conquistas destes 50 anos e sobre os desafios que se colocam ao futuro, o Açoriano Oriental entrevistou a Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal.