André Almeida salva líder Benfica frente ao ‘lanterna vermelha’ Desportivo das Aves

Um golo do futebolista André Almeida deu esta sexta feira a vitória ao Benfica frente ao Desportivo das Aves, por 2-1, em jogo da 16.ª jornada da I Liga, em que os forasteiros estiveram a vencer até aos 76 minutos.



O avançado iraniano Mohammadi abriu o ativo aos 20 minutos e fez o último classificado (seis pontos) sonhar com um resultado positivo na Luz, mas Pizzi, de grande penalidade, aos 76, e André Almeida, aos 89, deram a volta ao marcador e fizeram o Benfica somar 45 pontos na I Liga.

Frente ao Aves, o treinador dos ‘encarnados' Bruno Lage procedeu a quatro alterações no onze inicial. Para além da estreia do reforço Julian Wiegl, chamou também André Almeida, que regressou de lesão, Jota e Seferovic.

Estas alterações procuraram poupar os jogadores, nomeadamente Cervi e Vinicius, para o encontro da próxima terça-feira, com o Rio Ave (quartos de final da Taça de Portugal), e de sexta-feira, com o Sporting (17.ª jornada da I Liga), mas trouxeram fortes dificuldades já que apenas André Almeida e Weigl mostraram serviço, sendo que Jota foi claramente um elemento a ‘menos', tal foi o desacerto nos 45 minutos que esteve em campo.

Os 36 pontos que separavam o líder Benfica e o ‘lanterna vermelha' Desportivo das Aves (6), antes do apito inicial, poderiam não augurar nada de bom para a equipa orientada por Nuno Manta Santos. Mas, surpreendentemente, Mohammadi, aos 20 minutos, colocou os forasteiros a vencer, depois de ter tirado da frente Ferro e, quase sem ângulo e de pé esquerdo, ter batido Vlachodimos.

A vencer, o Aves subiu o bloco, o que obrigou o Benfica a ter de correr mais para fazer chegar a bola à baliza a cargo de Bernardeau, guarda-redes que negou o golo a Seferovic e Chiquinho, aos 29 e 34 minutos.

Para fazer face ao prejuízo, o treinador Bruno Lage, a abrir a segunda parte, retirou Jota e colocou em campo Vinicius, puxando Chiquinho para extremo direito e Pizzi para a esquerda.

Tudo se poderia ter complicado quando o árbitro Carlos Xistra expulsou André Almeida, aos 52 minutos, por uma entrada de carrinho, mas o árbitro albicastrense foi chamado pelo videoárbitro e, ao rever as imagens, ‘trocou' o cartão vermelho pelo amarelo.

O Benfica empurrou, então, o Aves para o último terço e fez de tudo para chegar ao golo. Chamou Cervi, que rendeu Weigl, aos 61 minutos, rematou, rematou e rematou, mas Seferovic, Chiquinho e Pizzi quando não encontravam Bernardeau pela frente, não conseguiam fazê-lo de forma enquadrada.

Aos 75 minutos, Vinicius foi derrubado na área dos Desportivo das Aves por Cláudio Falcão, e Pizzi, chamado a cobrar, não falhou, igualando o encontro e elevando para 12 os golos na conta pessoal esta temporada na I Liga.

O sufoco dos campeões nacionais manteve-se e, quando os nervos já estavam a tomar conta dos 50.760 espetadores presentes na Luz, André Almeida, aos 89 minutos, fez o golo da vitória, depois de uma jogada de insistência de Cervi, que serviu Vinicius, para este tabelar para o ‘camisola 34' rematar para o fundo da baliza avense, não sem antes a bola ter desviado em Falcão.



PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP