Açoriano Oriental
Ana Luís reeleita presidente do parlamento dos Açores
A presidente do parlamento dos Açores, Ana Luís, foi hoje reeleita para o cargo por indicação do PS, enquanto Luís Garcia, do PSD, e Dionísio Faria e Maia, também do PS, assumiram as duas vice-presidências da Assembleia Legislativa
Ana Luís reeleita presidente do parlamento dos Açores

Autor: LUSA/AO online

Na sessão constitutiva da Assembleia Legislativa Regional, na Horta, ilha do Faial, que marcou o arranque da XI Legislatura, Ana Luís foi eleita, por votação secreta, com 38 votos a favor, 17 contra e duas abstenções, pelos 57 deputados, 25 dos quais estreantes no parlamento.

Com 40 anos e economista de formação, Ana Luís foi novamente, nas eleições legislativas regionais de 16 de outubro, cabeça de lista do PS pelo círculo do Faial.

A nova mesa da Assembleia Legislativa dos Açores fica completa com os secretários Bárbara Chaves, proposta pelo PS, e Jorge Alves Jorge, indicado pelo PSD.

Antes destas votações, os deputados prestaram juramento e comprometeram-se a desempenhar “fielmente as funções” e “defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa e o Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores”.

No encerramento dos trabalhos, Ana Luís agradeceu “a confiança nesta eleição” e reiterou o “compromisso de trabalhar com todo o empenho e dedicação para honrar e dignificar” a assembleia.

Aos deputados, desejou “um bom trabalho e um bom mandato”, referindo que juraram “solenemente cumprir a Constituição e o Estatuto Político-Administrativo dos Açores”.

“É com esta premissa que devemos encarar os desafios importantes que temos pela frente, honrando o mandato que o povo dos Açores nos confiou”, declarou, expressando ainda uma palavra de reconhecimento ao Governo Regional cessante, cujos membros estiveram presentes na sessão, ao qual agradeceu o trabalho em prol do desenvolvimento da região.

Saudando ainda os serviços da assembleia, a presidente do parlamento assumiu o compromisso de “encarar este desafio com rigor e isenção”.

“Mas para isso necessito da vossa colaboração, para que os trabalhos parlamentares decorram dentro da normalidade, com o respeito democrático que esta casa nos exige a todos e trabalhando sempre na defesa da nossa região e da nossa autonomia”, acrescentou Ana Luís.

O PS venceu as eleições legislativas regionais de 16 de outubro, conquistando a quinta maioria absoluta consecutiva para o partido.

Os socialistas elegeram 30 deputados na Assembleia Legislativa Regional, ao conseguirem 46,43% dos votos, enquanto o PSD, o maior partido da oposição, conquistou 19 parlamentares (30,9%).

O CDS-PP obteve quatro mandatos (7,16%), o Bloco de Esquerda dois (3,66%), enquanto CDU e PPM conquistaram um deputado cada, com respetivamente 2,61% e 0,93% dos votos.

Estas eleições registaram a maior abstenção de sempre neste tipo de sufrágio, 59,15%: dos 228.162 inscritos votaram 93.194 eleitores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados