Alterações à lei eleitoral autárquica baixam à comissão de Assuntos Constitucionais por 30 dias

O parlamento aprovou hoje por unanimidade a baixa à comissão de Assuntos Constitucionais por 30 dias dos projetos de lei apresentados pelo PS, BE e CDS-PP para alterar as regras de candidaturas independentes na lei eleitoral autárquica.


 

A votação do requerimento de baixa dos projetos foi antecedida, hoje de manhã, de uma discussão animada, em que o deputado do PSD Paulo Rios acusou os proponentes de querem introduzir mudanças à medida de pretensões do presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira.

As propostas de alteração à lei eleitoral das autarquias locais foram apresentadas como uma tentativa de promover uma maior igualdade entre candidaturas de listas de cidadãos e candidaturas partidárias.

Atualmente, as listas independentes têm de cumprir alguns requisitos diferentes dos dos partidos políticos, como, por exemplo, não poderem exibir um símbolo que as identifique, sendo-lhes atribuído um número romano.

A lei exige ainda que as assinaturas recolhidas para viabilizar essas candidaturas subscrevam uma lista completa de candidatos aos diversos órgãos e não apenas o seu cabeça de lista.

PUB

Premium

Os sindicatos dos professores dos Açores alertam que o ano de 2026 será marcado pela escassez de docentes qualificados, dificuldades na fixação de profissionais e pela urgência na valorização da carreira, admitindo que estas serão as principais reivindicações