Açoriano Oriental
Açores esperam concluir revisão científica de Áreas Marinhas Protegidas depois do verão

O Governo dos Açores estima que a revisão científica das propostas de Áreas Marinhas Protegidas (AMP) esteja concluída "após o verão".

Açores esperam concluir revisão científica de Áreas Marinhas Protegidas depois do verão

Autor: Lusa/AO Online

Segundo uma nota publicada na página da internet do Governo Regional, "os próximos passos” do programa Blue Azores “incluem a revisão científica das AMP propostas pelos intervenientes, processo que se espera estar concluído após o verão, num trabalho desenvolvido pela academia açoriana".

O presidente do Governo açoriano, José Manuel Bolieiro, esteve hoje reunido, no âmbito daquele projeto, para retomar os trabalhos com vista à conservação e utilização sustentável do mar, que potenciará a posição dos Açores nesta matéria a nível nacional e internacional.

José Manuel Bolieiro já tinha revelado que o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) pretende ter 30% de Áreas Marinhas Protegidas no mar da Região até 2023, uma meta “mais ambiciosa” do que a definida pela União Europeia.

Na reunião estiveram as cerca de duas dezenas de entidades envolvidas no programa.

O encontro serviu para apresentar as propostas de AMP a incluir na futura rede de AMP ‘offshore’.

Citado na nota divulgada, o chefe do executivo açoriano garantiu que o Governo dos Açores, “manterá a liderança do Blue Azores, sempre em articulação com os ‘stakeholders’ e em diálogo com os cientistas e demais entidades”.

O programa Blue Azores nasceu de uma parceria entre o Governo Regional dos Açores, o Instituto Waitt e a Fundação Oceano Azul e conta com o apoio de diversas entidades regionais.

O objetivo comum é proteger, promover e valorizar o capital natural marinho dos Açores, com a ambição de garantir um oceano saudável como base de uma economia azul próspera e sustentável.

"Com base em dados científicos robustos e na colaboração com diversos parceiros e entidades, o Blue Azores pretende criar novas avenidas para o desenvolvimento económico sustentável do arquipélago, em cooperação direta com os principais interessados no mesmo", lê-se na mesma nota de imprensa.

Em estreita colaboração com as equipas científicas da Universidade dos Açores, este programa beneficia de décadas de conhecimento científico, garantindo um suporte informado na implementação das áreas marinhas protegidas.

O Governo Regional dos Açores iniciou em dezembro de 2021 o processo de envolvimento e diálogo com diferentes entidades para a definição de novas áreas marinhas protegidas.

O objetivo é atingir "a meta dos 30% das Áreas Marinhas Protegidas no Mar dos Açores, com pelo menos 15% de área totalmente protegida", respeitando "o rendimento dos pescadores e a utilização sustentável do mar e recursos dos Açores".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados