Açoriano Oriental
Açores disponbilizam a partir de hoje Plataforma da Segurança Social

Os Açores disponibilizam a partir desta terça-feira uma Plataforma da Segurança Social que permite conhecer "em pormenor" as repostas sociais existentes na região, fazer o agendamento do atendimento e aceder a um banco regional de produtos de apoio.

Açores disponbilizam a partir de hoje Plataforma da Segurança Social

Autor: Lusa/AO Online

Na apresentação, a secretária regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, sublinhou que este espaço interativo “não só permite, de forma mais fácil, saber a localização das mais de 600 respostas sociais protocoladas com a Segurança Social na Região Autónoma dos Açores, como permite consultar informação das entidades, nomeadamente os tipos de resposta que disponibilizam, a morada e respetivos contactos, assim como o horário de funcionamento”.


Disponível em https://app.seg-social.pt/plataforma/, esta plataforma tem três serviços, um dos quais sobre informação geográfica da rede de equipamentos sociais.


Neste espaço interativo é ainda possível localizar as mais de 600 respostas sociais protocoladas com a Segurança Social dos Açores, consultar informação das entidades, assim como os tipos de resposta que disponibilizam, a morada, os contactos e o horário de funcionamento.


A plataforma disponibiliza também um serviço de atendimento por marcação, que, nesta fase inicial, vai acontecer apenas os núcleos de atendimento de Ponta Delgada (São Miguel) e Angra do Heroísmo (Terceira).


Este espaço permite ainda aceder a uma Plataforma Regional de Produtos de Apoio para pessoas com deficiência, incapacidade ou em situação de dependência.


Também é possível aceder a informações sobre o Banco Regional de Produtos de Apoio e o Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio.


A Plataforma da Segurança Social dos Açores, que será alvo de atualização permanente, permitirá igualmente o acesso a informação estatística relevante para o conhecimento da Rede de Respostas Sociais disponível nos Açores.


"São três domínios que confluem no mesmo objetivo de disponibilizar informação aos cidadãos de forma rápida e muito acessível", sublinhou Andreia Cardoso em declarações aos jornalistas, acrescentando que, no futuro, poderão ser disponibilizadas outras funcionalidades como a possibilidade de inscrição online na lista de espera única para os lares de idosos.


Andreia Cardoso salientou que a rede de equipamentos sociais na região "cresceu" e "mais do que triplicou" nos últimos anos "a capacidade instalada ao nível das respostas".


"Dai ser também "importante que se conheça o que efetivamente está disponível e, com base nesta informação, tomar decisões em relação à evolução que a própria rede deve ter", frisou a governante.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados