Açoriano Oriental
Programação para jovens
A Idade do código
Cada vez mais está na ordem do dia a pertinência de introduzir os jovens na linguagens ou linguagens da programação de computadores. Qual será a melhor idade para o fazer? Ficam aqui algumas pistas.
A Idade do código

Autor: João Freitas

No 5º Encontro Regional de Tecnologias na Educação (ERTE 5) tive a excelente oportunidade de ouvir o Prof.º Dr.º Miles Barry, da Universidade de Roehampton, abordar a importância da aprendizagem de programação de computadores pelos jovens.

Questionei em que idade deveriam as crianças iniciar aquela aprendizagem, ao que este respondeu “logo que manifestem interesse”.

Tenho estado num processo de ensinar código a crianças entre os 8 e os 9 anos, recorrendo a programação por blocos, onde as instruções possuem uma representação visual, sendo arrastadas para se encaixar umas nas outras. Também no ERTE 5, o Dr. Christian Giang notou a importância da robótica como mediador da aprendizagem do código, utilizando-se os robôs para facilitar a iniciação.

Questionei sobre a exclusividade do uso de robôs. Este frisou que os robôs são uma boa iniciação ao entendimento do código, mas que a continuidade seriam as linguagens visuais (blocos) e depois as escritas. É um grande desafio trabalhar com crianças muito jovens, tiro o meu chapéu aos Educadores de Infância e Docentes do 1º Ciclo. Naquelas idades a abordagem tem de ser muito diferente, de forma a equilibrar a sua capacidade de concentração e a enorme criatividade que relevam. A rentabilização deste manancial é uma séria demanda, mas o futuro é promissor.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados