Autor: Lusa/AO On line
O campeonato mundial, que decorre até 26 de setembro, conta com a participação de uma equipa portuguesa composta por jogadores entre os 17 e os 24 anos.
Os jogadores são treinados por Carlos Codinha, que em 2009 levou Portugal a alcançar pela primeira vez um segundo lugar, a melhor posição de sempre num Campeonato Mundial de Futebol de Rua.
Este ano a equipa é composta pelos jogadores Cristiano Marques (Seixal, Setúbal), João Pedro Maré (Açores), Flávio Pereira (Beja), André Lemos (Aveiro), Sérgio Silva (Coimbra), Pedro Ferreira (Madeira), Rui Garcia (Famões, Lisboa) e Rui Andrade (Setúbal).
Em vésperas da partida, os jovens mostravam-se confiantes numa vitória, reconhecendo que “os treinos são duros”, mas necessários para uma boa prestação no Brasil.
A regra no mundial é os jogadores só participarem uma vez. A seleção é feita a partir de um grupo de jovens que fizeram um bom trabalho com os técnicos para melhorar as suas condições de vida, tal como retomar os estudos, procurar emprego ou fazer formação profissional, explicou Gonçalo Santos, técnico de reabilitação e inserção social da Associação Cais, promotora do projeto Futebol de Rua a nível nacional desde 2004.
O Campeonato Mundial de Futebol de Rua, cuja designação oficial é "Homeless World Cup", conta com mais de 500 participantes.