Açoriano Oriental
16 mil pessoas visitaram núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado
Dezasseis mil pessoas visitaram este ano o núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, na cidade de Ponta Delgada, aberto há um ano e meio após a recuperação de uma antiga igreja de jesuítas.

Autor: Lusa/AO online
      O director do Museu Carlos Machado, Duarte Melo, referiu hoje à agência Lusa que, do total de visitantes entre Janeiro e Outubro, 3.272 foram alunos de vários níveis de ensino, integrados em visitas de estudo.

    "Temos procurado oferecer actividades diversificadas, o que tem contribuído para fidelizar diferentes públicos", assinalou, acrescentando que a colecção permanente de Arte Sacra do museu é composta por imagens, pintura, escultura, peças de ourivesaria e azulejos.

    Entre as várias peças de arte expostas, destacam-se dois conjuntos de tábuas com imagens da coroação da Virgem e dos Santos Mártires de Lisboa, tendo este último sido oferecido por particulares.

    O núcleo de Arte Sacra está instalado na Igreja do Colégio, um templo do século XVII reaberto em Maio de 2006, depois de obras de recuperação.

    Segundo Duarte Melo, a nova valência do museu, com 126 anos de história, tem servido também para realizar várias exposições de temáticas variadas, concertos, palestras e cursos de iniciação à arte contemporânea.

    "Através das parcerias público-privadas temos vindo a implementar uma política para a inclusão através da Cultura", salientou, assegurando que as obras em curso noutras valências da instituição "não limitaram as actividades planeadas".

    Presentemente, o núcleo de Arte Sacra acolhe, até ao final do ano, a exposição temporária da colecção de arte contemporânea da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

    Duarte Melo referiu ainda que estão já a ser preparadas para 2008 várias actividades, com vista a manter "viva" uma valência do museu que "ajuda a alicerçar a identidade insular".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados